domingo, 29 de novembro de 2009


A ONG Millenium sediada em São Paulo tem seu foco de atuação na ecologia urbana. Incentiva iniciativas que geram equilíbrio e qualidade no ecossistema urbano: desde atravessar a rua pela faixa, não depredar orelhões, até coletar seletivamente o lixo. Ano passado a ONG tabulou os resultados de uma pesquisa de opinião no bairro de Perdizes na Capital e o fenômeno urbano mais votado como urgente e prioritário pelos moradores foi o cocô dos cachorros nas calçadas. O diretor da Millenium ficou perplexo e apesar do susto inicial, a organização topou o desafio e está desenvolvendo uma metodologia pioneira. Recebe pedidos de orientação, informação e assistência técnica de cidades de várias regiões do país, inclusive do Rio de Janeiro, para onde pretende expandir sua atuação no ano que vem.
O fundamento básico da campanha é difundir informação aos moradores de Perdizes e Higienópolis – bairro paulista com maior concentração de cães –, onde há seis meses está sendo implementada a experiência piloto da campanha “Calçada Limpa”, que a ONG pretende expandir para os demais bairros da capital. “Não adianta criar regras. A forma mais eficaz de resolver o problema é a educação”, afirma Andrade. As ações consistem em incursões educativas, feitas por equipes da ONG e voluntários, aos locais públicos com maior incidência de dejetos dos animais: praças, parques, quadras com edificações de muros prolongados etc.
A abordagem feita pela Millenium se baseia em quatro pontos:
• Respeito aos próprios cães: não coletar o cocô torna discriminados os animais, não seus donos.
• É um ato de cidadania, de respeito ao local público. Quem recolhe as fezes do seu cachorrinho também não joga lixo na calçada, desenvolve melhor seu conceito de cidadania e respeito ao espaço público.
• Respeito ao próximo: o gesto cria uma grande condição de sociabilidade.
• Questão de saúde pública tanto para humanos quanto para animais. A sujeira orgânica nas calçadas contamina o ambiente urbano, com conseqüências para todos.

2 comentários:

Nando... disse...

CIVILIDADE, é isso que falta à grande maioria dos Brasileiros. Se cada um fizer sua parte podemos ter um país tão melhor, será tão difícil enxergar que sim, cada pessoa faz toda a diferença!?
Faça você sua parte sem esperar nada dos outros, sua parcela pelo menos será cumprida...
Fenando Alonso

Anônimo disse...

olá,
passei para avaliar!

até mais.

Elton